quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A temperatura das cores
















Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem diversas qualidades e " temperaturas " , e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador .
O psicólogo alemão Wundt estabeleceu a divisão fundamental das cores em quentes e frias.
As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo.Sugerem vitalidade , alegria , excitação e movimento .
As cores quentes parecem que avançam e que se aproximam .
As cores frias são calmantes , tranquilizantes , suaves e estáticas , como o gelo e a distância . As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.
A temperatura das cores , designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias e de transmitir sentimentos ao observador .
Quando se divide um disco cromático ao meio com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta , percebemos dois blocos correspondentes ás cores frias e as cores quentes.
Cores Quentes- transmitem um efeito ou sentimento cálido ao observador , dão sensação de
atividade , de alegria, de dinamismo , de confiança e amizade...............
Cores Frias - transmitem ao observador uma sensação de frieza , mas também de tranquilidade , de seriedade , de distanciamento. São as cores que participam do azul com caráter negativo , intimista , e reservado tranquilo e relaxantes.Sugerem frio ,água , luz de lua.............."
Artigo: http://www.amopintar.com/temperatura-da-%20cor-cores-quentes-e-cores-frias




Nenhum comentário:

Postar um comentário