terça-feira, 30 de novembro de 2010

Encanto nosso de cada dia !


" Ainda bem que o tempo passa!
Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que
suportar uma segunda -feira eterna ?
A beleza de cada dia só existe porque não é duradoura .Tudo o que é belo não pode ser aprisionado , porque aprisionar a beleza é uma forma de desintegrar a sua essência . Dizem que havia uma menina que se maravilhava todas as manhãs com a presença de um pássaro encantado . Ele pousava em sua janela e a presenteava com um canto que não durava mais que cinco minutos . A beleza era tão intensa que o canto a alimentava pelo resto do dia . Certa vez , ela resolveu armar uma armadilha para o pássaro encantado .Quando ele chegou , ela o capturou e o deixou preso na gaiola para que pudesse ouvir por mais tempo o seu canto. O grande problema é que a gaiola o entristeceu , e triste , deixou de cantar . Foi então que a menina descobriu que , o canto do pássaro só existia , porque ele era livre . O encanto estava justamente no fato de não o possuir . Livre , ele conseguia derramar na janela do quarto , a parcela de encanto que seria necessário , para que a menina pudesse suportar a vida . O encanto alivia a existência ......Aprisionado , ela o possuia , mas não recebia dele o que ela considerava ser a sua maior riqueza: o canto !
Fico pensando que nem sempre sabemos recolher só encanto ...Por vezes , insistimos em capturar o encantador , e então o matamos de tristeza.
Amar talvez seja isso : Ficar ao lado , mas sem possuir . Viver também .
Precisamos descobrir , que há um encanto nosso de cada dia que só poderá ser descoberto , à medida em que nos empenharmos em não reter a vida.
Viver é exercício de desprendimento . É aventura de deixar que o tempo leve o que é dele , e que fique só o necessário para continuarmos as novas descobertas .
Há uma beleza escondidas nas passagens .....Vida antiga que se desdobra em novidades . Coisas velhas que se revestem de frescor . Basta que retiremos os obstáculos da passagem . Deixar a vida seguir.Não há tristeza que mereça ser eterna. Nem felicidade .
Talvez seja por isso que o verbo dividir nos ajude tanto no momento em que precisamos entender o sentimento da tristeza e da alegria . Eles só são suportáveis à medida em que os dividimos ...
Enquanto dividimos , eles passam , assim como tudo precisa passar .
Não se prenda ao acontecimento que agora parece ser definitivo . O tempo está passando....Uma redenção está sendo nutrida nessa hora ...
Abra os olhos . Há encantos escondidos por toda parte . Presta atenção . São miúdos , mas constantes . Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história . Escute o que ele canta , mas não caia na tentação de querê -lo o tempo todo só pra você . Ele só é encantado porque não o possui.
E nisto consiste a beleza desse instante : o tempo está passando , mas o encanto que você pode recolher será o suficiente para esperar até amanhã , quando o pássaro encantado , quando você menos imaginar , volta a pousar na sua janela."
[ Pe.Fábio de Melo ]




Nenhum comentário:

Postar um comentário