domingo, 14 de novembro de 2010

As 7 verdades do Bambu


" Depois de uma grande tempestade , o menino que estava passando férias na casa do seu avô , o chamou para a varanda e falou :
Vovô corre aqui ! Explica -me como essa figueira , árvore frondosa e imensa , que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou , caiu com o vento e com a chuva ... este bambu é tão fraco continua de pé ?
Filho , o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade.
A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas . Se você tiver a grandeza e a humildade dele ,vai experimentar o triunfo da paz em seu coração .
A primeira verdade que o bambu nos ensina , e a mais importante , é a humildade diante dos problemas , das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade , mas diante daquele , o único ,o princípio da paz , aquele que me chama , que é o Senhor.
A segunda verdade : o bambu cria raízes profundas . É muito difícil arrancar um bambu ,
pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também .Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
Terceira verdade : Você já viu um pé de bambu sozinho ? Apenas quando é novo , mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado ( como no cooperativismo ).
Sabe que vai precisar deles . Eles estão sempre grudados uns nos outros , tanto que de longe parecem como uma árvore . As vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro , cortamos e não conseguimos . Os animais mais frágeis vivem em bandos , para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita , comunidade , o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos ,coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar , é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade é que o bambu é cheio de " nós "( e não de eu ' s). Como ele é oco , sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco .Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam , aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis . Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos . Eles são nossos melhores professores , se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade é que o bambu é oco , vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche , que rouba nosso tempo , que tira nossa paz , não seremos felizes .
Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo .
Por fim , a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro : ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do ALTO. Essa é a sua meta."
Seja como o bambu ........Ele verga mais não quebra........
Livro: Buscai as Coisas do Alto / Pe. Léo
Compensa ler este lindo livro, ajuda- nos no caminho de Deus Pai !!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário