segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Girassol Drummond

Maneira de Amar
" O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo.
Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio . O girassol não ia muito com sua cara , ou porque não fosse homem bonito , ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.
Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças , pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa , que as outras flores não comentavam . Nunca , entretanto , o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar -lhe a terra , na devida ocasião.
O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros , aparentemente não fazendo coisa alguma . E mandou -o embora , depois de assinar a carteira de trabalho.
Depois que o jardineiro saiu , as flores ficaram tristes e censuravam -se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol , que não se conformava com a ausência do homem. " Você o tratava mal , agora está arrenpedido ?"
" Não , respondeu , estou triste porque agora não posso tratá -lo mal. É A MINHA MANEIRA DE AMAR , ELE SABIA DISSO , E GOSTAVA ."
[ Carlos Drummond de Andrade ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário