quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Paula Rego


" Uma das características que definem a obra de Paula Rego é a construção de uma narrativa visual da condição humana , abordando temas como violência , jogo de poder , crueldade e a situação da mulher."
" Maria Paula Figueiroa Rego (Lisboa , 1935 ) é uma pintora portuguesa . Das distinções que recebeu , salienta o Prêmio Celpa / Vieira da Silva de Consagração e o Grande Prêmio Soquil. Em junho de 2010 recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau Dama Oficial , pela sua contribuição para as artes . A par de Maria Helena Vieira da Silva , Paula Rego é a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional , estando colocada entre os quatro maiores pintores vivos em Inglaterra."
Em 2011 recebe o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa.

Paula Rego Anos 70 , Contos populares e outras histórias.



Arte e Interatividade nas Obras de Mariko Mori


" Mariko Mori , uma das mais conceituadas artistas contemporâneas do mundo . Em sua obra , divididas em instalações , esculturas , vídeos , fotografias e desenhos , Mariko mescla elementos da tradição japonesa , moda , design, cultura pop e alta tecnologia. Suas peças são interativas e o destaque vai para a Oneness, que leva o nome da mostra . A artista acredita que a arte pode dividir com a tecnologia eletrônica , espiritualidade e fotografia de moda , a capacidade de dar forma aos sonhos , fantasias e desejos da humanidade."
" Se liguem na instalação " Wave ufo "que parece um disco voador . A gente entra dentro dela com eletrodos ligados na testa , que captam nossas frequências cerebrais e transformam as ondas em cores projetadas no teto da cápsula."
" Outro destaque é a obra " Oneness "são seis ETS que , para funcionar , precisam de seis pessoas conectadas, a gente se ajoelha , coloca a mão neles e, com a nossa vibração , o coração deles acende e começa bater ! Se alguém não estiver conectado não funciona.


"Se liguem na instalação " Wave ufo " que parece um disco voador .
Wave é um objeto híbrido que mistura máquina e escultura ao mesmo tempo."
Adorei pesquisar e apreciar as obras de Mariko Mori .
Fantástico !!!!!!!!!!!!

domingo, 27 de novembro de 2011

A flor....

" Depois da morte e ressurreição da semente , a flor é recompensa."
[ PE.Fábio de Melo]

sábado, 26 de novembro de 2011

Livro: Tempo De Esperas


"Todo silêncio fecundo já tem sabor de palavras"
" Estou realmente convencido de que vive melhor aquele que acolhe a novidade de cada dia. Aquele que não se prende à estação já findada , mas dela recolhe o fruto ofertado e prossegue."[ página 49]
PE.Fábio de Melo é uma grande bênção.
Com certeza não só comigo , mas com uma grande parcela da humanidade,ele ajuda a restauração da alma humana, como viver....sentir e agir conciliado com Deus.
Todos os livros , palestras do PE.Fábio , são palavras em movimentos
que atingem , lapidam ajudando na caminhada. Amém!!!
Lindo este novo livro!!!
Vale a pena conferir.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia da Música


Santa Cecília , padroeira dos músicos.
" A tradição é de que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la."
" Com a música podemos transmitir nossos sentimentos através das palavras e dos sentimentos.
Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa , é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática.
Mais do que qualquer outra manifestação humana , a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela esteja fugindo a qualquer definição , pois ao buscá-la , a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do tempo é simultaneamente físico e emocional . Como " arte do efêmero" , a música não pode ser completamente conhecida e por isso é tão difícil enquadrá-la em um conceito simples. A música também pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios , para expressar algo à alguém."
[ enciclopédia livre ]

Afinidade....

" A afinidade não é o mais brilhante , mas o mais sútil , delicado e penetrante dos sentimentos . E o mais independente . Não importa o tempo , a ausência , os adiamentos , as distâncias , as impossibilidades . Quando há afinidade , qualquer reencontro retoma , a relação , o diálogo , a conversa , o afeto no exato ponto em que foi interrompido."
[ A.da Távola ]


" Amizade"- Picasso
"O logro da afinidade"

domingo, 20 de novembro de 2011

Alfredo Sinclair

" Alfredo Sinclair , foi a arte colorida do Panamá , a partir de seus dias de estudante em Buenos Aires , onde ele venceu o seu conhecimento. Hoje seu trabalho é um exemplo de experiência de cores , capaz de fornecer uma riqueza de superfície pictórica um mosaico de mil variações . Nascido em 08 de Dezembro de 1915, é um panamenho artista . Ele nasceu na cidade do Panamá. Alfredo Sinclair foi o primeiro a explorar abstração. Ele estudou com Humberto Ivaldi na Escola Nacional de Pintura e mais tarde na Argentina , entre 1947 e 1951. Apesar do fato de que o público panamenho não entendia de sua arte , em 1955 ele foi premiado com um prêmio para uma peça que incluiu pedaços de vidro. Com o passar do tempo pintando Alfredo Sinclair seguiu as linhas de uma abstração lírica , que passou de colagens de composições macia e luminosa.Uma de suas obras mais famosa é Mancha , que também está incluído na exposição.Sua filha Olga Sinclair herdou seus dons artísticos."






Olga Sinclair

" Olga Sinclair , nasceu na República do Panamá , em 14 de Fevereiro de 1957. Suas aulas de arte começou com seu pai, o pintor Alfredo Sinclair. Com a idade de 14 anos , ela é parte de uma exposição com artistas de renome do Panamá."
" O historiador e crítico de arte mexicana , José Manuel Springuer apontou que aos trinta anos, Olga Sinclair , cruza a linha que separa o bom artista do Mestre" , e afirma : " Ela tem andado diferentes caminhos que a levaram de figuras para a abstração, voltou para a figura com o caráter histórico e de volta para a experimentação com espaço pictórico .Ela tem uma parte formal de carácter europeu , mais focado para a experimentação plástica e conceito de arte.Ela sintetiza os dois momentos."
" Rosa , roxo , verde , laranja , amarelo e tons quentes,dando um corpo forte, que concedeu tocar no seu mix de espaço em branco , como se o tecido sofreu um choque elétrico:quando a cor de fundo é mais largo e mais longo ,então o pincel cria vibrações e dinamismo."[ crítica italiana Marta Casati]
" A peculiaridade do trabalho de Olga está no arranjo da forma (...)os objetos (tipos de),e na reflexão dos raios de luz,que forma a esfera global de seu trabalho"[ Simon Simorangkir/Pintor Jacarta, Indonésia ]



Visite Olga Sinclair site www.olgasinclair.com

sábado, 19 de novembro de 2011

Viver......

" Renda-se , como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei .
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
[ Clarice Lispector ]

Viver é acalentar sonhos.....

" Uma vida não basta ser vivida .
Ela precisa ser sonhada ."[ Mário Quintana ]
" Viver é acalentar sonhos e esperanças , fazendo da fé a nossa inspiração maior .
É buscar nas pequenas coisas , um grande motivo para ser feliz !!
[ Mário Quintana ]

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Livro: De Volta À Cabana /C.Baxter Kruger,PH.D.

" Conhecer Jesus na Bíblia é muito diferente de recitar informações, citar as Escrituras ou ir à igreja. CONHECER envolve arrependimento ,a radical conversão das nossas mentes , a nossa experiência pessoal , a nossa confiança , o nosso altruísmo , a nossa comunhão e a nossa unidade . O Espírito da adoção quer que acreditemos , confiemos ,caminhemos com Jesus e nos entreguemos para participar da vida dele com seu Pai.Ele nunca pretendeu nos fazer obedecer à sua vontade . Em Jesus , ele veio para se relacionar conosco na nossa escuridão e na nossa dor , e delicadamente nos fazer ver.O Espírito Santo não dorme nunca e trabalha incessantemente para extrair vida da nossa miséria , verdade dos nossos erros e cura dos nossos desastres pessoais.É isso que eu mais amo no Pai , no Filho e no Espírito, eles não têm pressa. Eles são pacientes e brilhantes estrategistas em seu amor. (Paul Young expressa isso
lindamente)............."[páginas 191,192]
O livro vale a pena ler é lindo!!!!!!!!!!!!!!
Terminei de ler hoje , mas pretendo reler para amadurecer e sentir está aproximação da Santíssima Trindade a todo o momento, o conteúdo do livro te leva a conscientização da Santíssima Trindade muito íntima, amorosa e compreensiva.

Guillermo Trujillo

" Guillermo Trujillo, (nascido em 1927 ) é um pintor do Panamá. Ele nasceu em Horconcitos , Chiriqui , Panamá . Começou seus estudos no Panamá e completou -os em Madrid . Em 1959 obteve uma Menção Honrosa na Bienal de São Paulo , e tem continuado a receber prêmios . Trujillo incorporou elementos de arte nativa e figuras hieráticas num estilo muito contemporâneo em suas telas . Suas composições incluídas sátiras políticas e sociais , bem como o homem sobre a natureza . Suas obras Iconografia del Cantoral Chocoe e Três Maestros."






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Pequeno Príncipe / toque de sensibilidade

" Trata de ser feliz "
" Para enxergar claro , basta mudar a direção do olhar ."
" É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou."
" O essencial é invisível aos olhos , e só se pode ver com o coração. "
[ O Pequeno Príncipe ]

" Ser homem é ser responsável . É sentir que colabora na construção do mundo."
" O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte."
" Só conheço uma liberdade , e essa é liberdade do pensamento."
" Viva o hoje, pois o ontem já se foi e o amanhã talvez não venha."
" O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência ."
" Amar não é olhar um para o outro , é olhar juntos na mesma direção."
" As pessoas crescidas têm sempre necessidades de explicações ......
Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."
[ Frases : Antoine de Saint - Exupéry ]
Vale a pena , recordar livros que acrescentam em nosso interior, O Pequeno Príncipe, qualquer fase da vida que voltamos a ler sempre desperta sabedoria.