sábado, 25 de março de 2017

Outono !

            
             " Perdoa - me , folha seca ,
                  não posso cuidar de ti .
                 Vim para amar neste mundo ,
                 e até do amor me perdi .

              
              De que serviu tecer flores 
                pelas areias do chão ,
                se havia gente dormindo 
                sobre o próprio coração ?

             
                   E não pude levantá - la ! 
               Choro pelo que não fiz .
               E pela minha fraqueza 
               é que sou triste e infeliz .
                    
                 
                 Perdoa - me , folha seca !
                Meus olhos sem força estão 
               velando e rogando àqueles 
                que não se levantarão ...

              
               Tu és a folha de outono 
                voante pelo jardim .
                Deixo - te minha saudade 
              - a melhor parte de mim .
                Certa de que tudo é vão .
              
                Que tudo é menos que o vento ,
                menos que as folhas do chão ..."

                           
  [ Cecília Meireles ]
                  


 " Repara que outono

 é mais estação da alma 
     

  do que da natureza ."

        
  [ Carlos Drummond de Andrade ]
                   
                                                  
   Canção de Outono

                         
      " O outono toca realejo 
                             
   No pátio da minha vida .
                              
 Velha canção , sempre a mesma ,
                                
 Sob a vidraça descida ...

                             
 Tristeza ?  Encanto ?  Desejo ?
                            
 Como é possível sabê - lo ?
                             
Um gozo incerto e dolorido 
                             
  De carícia a contrapelo ...

                          
  Partir , ó alma , que dizes ?
                           
 Colher as horas , em suma ...
                            
 Mas os caminhos do Outono 
                            
 Vão dar em parte nenhuma ! "

[ Mário Quintana ]


Chegou a Estação do Outono !

2 comentários:

  1. Linda e poética homenagem ao outono.
    Por aqui chegou a primavera
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, ambas as estações são lindas .
    Obrigada pela visita .bjs

    ResponderExcluir