" O Clown é a menor máscara do mundo , a que menos esconde e a que mais revela."
[ Burnier , 1994]
"Clown se traduz por palhaço , mas as duas palavras têm origens diferentes.Palhaço vem do italiano e se relaciona , geralmente à feira e à praça ; já o clown refere-se ao palco e ao circo.
Mas , na linguagem do espetáculo , as duas palavras confluem em essências cômicas.
O clown torna-se com o tempo para Lecoq um profissional que deve saber realizar seus fracassos com talento , trabalho e técnica . É um caminho puramente pedagógico e coloca o comediante numa situação para além da representação clownwesca .Temos , dentro da literatura , do cinema , do teatro , tipos ingênuos e desajustados que vêm acompanhando nossas vidas, entre ele: Charles Chaplin , O Gordo e o Magro , Buster Keaton , Jerry Lews ,
Mazzaropi (Wuo , 1999).
As características do clown moderno circense , segundo Tessari , só podem ser definidas com segurança a partir da troupe de Astley , em que o clown é uma simbiose da máscara da Commedia Dell'arte e da tradição farsesca francesa e anglo- saxônica.O interesse pelo clown manifesta-se nos anos sessenta . Segundo Lecoq(1987) , o circo se transforma e o clown sai do picadeiro para as ruas , para o teatro. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário