quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Criando raízes

" Nossa força vem de nossas fraquezas ."
[ Ralph Waldo Emerson ]
" Quando eu era pequeno , tinha um velho vizinho chamado Dr. Gibbs.
Ele não se parecia com nenhum médico que eu jamais houvesse conhecido .
Todas as vezes em que eu o via , ele estava vestido com um macacão de zuarte e um chapéu de palha cuja aba da frente era de plástico verde transparente . sorria muito ,um sorriso que combinava com seu chapéu - velho , amarrotado e bastante gasto. Nunca gritava conosco por brincarmos em seu jardim .Lembro -me dele como alguém muito mais gentil do que as circunstâncias justificariam.
Quando o Dr.Gibbs não estava salvando vidas , estava plantando árvores.
Sua casa localizava-se em um terreno de dez acres , e seu objetivo na vida era transformá-lo em uma floresta. O bom doutor possuía algumas teorias interessantes a respeito de jardinagem . Ele era da escola do " sem sofrimento não há crescimento". Nunca regava as novas árvores , o que desafiava abertamente a sabedoria convencional . Uma vez perguntei-lhe por quê . Ele disse que molhar as plantas deixava-as mimadas e que , se nós as molhássemos , cada geração sucessiva de árvores cresceria cada vez mais fraca . Portanto, tínhamos que tornar as coisas difíceis para elas e eliminar as árvores fracas no início. Ele falou sobre como regar as árvores fazia com que as raízes não se aprofundassem , e como as árvores que não eram regadas tinham que criar raízes mais profundas para procurar umidade. Achei que ele queria dizer que raízes profundas deveriam ser apreciadas. Portanto , ele nunca regava suas árvores.
Plantava um carvalho e , ao invés de regá-lo todas as manhãs , batia nele com um jornal enrolado .
Smack ! Slape ! Pou ! Perguntei -lhe por que fazia isso ele disse que era para chamar a atenção da árvore.
Dr. Gibbs faleceu alguns anos depois . Saí de casa . De vez em quando passo por sua casa e olho para as árvores que o vi plantar há cerca de vinte e cinco anos . Estão fortes como granito agora . Grandes e robustas . Aquelas árvores acordam pela manhã , batem no peito e bebem café sem açúcar . Plantei algumas árvores há alguns anos . Carreguei água para elas durante um verão inteiro. Borrifei-as . Rezei por elas . Todas os nove metros do meu jardim . Dois anos de mimos resultam em árvores que querem ser servidas e paparicadas. Sempre que sopra um vento frio , elas tremem e balançam os galhos . Árvores maricas .Uma coisa engraçada a respeito das árvores do Dr. Gibbs : a adversidade e a privação pareciam beneficiá-las de um modo que o conforto e a tranquilidade nunca conseguiriam .Todas as noites , antes de ir dormir ,
dou uma olhada em meus dois filhos .Olho-os de cima e observo seus corpinhos , o sobe e desce da vida dentro deles. Frequentemente rezo por eles . Rezo principalmente para que tenham vidas fáceis . " Senhor , poupe -os do sofrimento ." Mas , ultimamente , venho pensando que é hora de mudar minha oração . Essa mudança tem a ver com a inevitabilidade dos ventos gelados que nos atingem em cheio .
Sei que meus filhos irão encontrar dificuldades e minha oração para que isto não aconteça é ingênua . Sempre há um vento gelado soprando em algum lugar. Portanto , estou mudando minha oração vespertina . Porque a vida é dura , quer o desejemos ou não . Ao invés disso , vou rezar para que as raízes de meus filhos sejam profundas , para que eles possam retirar forças das fontes escondidas do Deus eterno .
Muitas vezes rezamos por tranquilidade , mas essa é uma graça difícil de alcançar . O que precisamos fazer é rezar por raízes que alcancem o fundo do Eterno , para que quando as chuvas caiam e os ventos soprem não sejamos varridos em direções diferentes."
[ Philip Gulley /Livro : Histórias para Aquecer o Coração ;50 histórias de vida , amor e sabedoria ;( Jack Canfield , Mark Victor Hansen , Heather McNamara ) ]

" Que grande presente é uma história !"
[ Diane Macinnes ]
" Histórias pavimentam o caminho em direção à plenitude espiritual."
[ Ruth Stotter ]
" Histórias podem ensinar , corrigir erros , iluminar o coração ,
fornecer um abrigo psicológico ,
promover mudanças e curar feridas."
[ Clarissa Pinkola Estes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário