domingo, 31 de outubro de 2010
sábado, 30 de outubro de 2010
Não - coisa
O que o poeta quer dizer
no discurso não cabe
e se o diz é pra saber
o que ainda não sabe.
Uma fruta uma flor
um odor que relume...
Como dizer o sabor ,
seu clarão seu perfume ?
Como enfim traduzir
na lógica do ouvido
o que na coisa é coisa
e que não tem sentido ?
A linguagem dispõe
de conceitos , de nomes
mas o gosto da fruta
só o sabes se a comes
só o sabes no corpo
o sabor que assimilas
e que na boca é festa
de saliva e papilas
invandindo -te inteiro
tal do mar o marulho
e que a fala submerge
e reduz a um barulho,
um tumulto de vozes
de gozos , de espasmos,
vertiginoso e pleno
como são os orgasmos
No entanto , o poeta
desafia o impossível
e tenta no poema
dizer o indizível:
subverte a sintaxe
implode a fala, ousa
incutir na linguagem
densidade de coisa
sem permitir , porém,
que perca a transparência
já que a coisa é fechada
à humana consciência.
O que o poeta faz
mais do que mencioná-la
é torná-la aparência
pura - e iluminá-la.
Toda coisa tem peso:
uma noite em seu centro.
O poema é uma coisa
que não tem nada dentro ,
a não ser o ressoar
de uma imprecisa voz
que não quer se apagar
- essa voz somos nós. [ Ferreira Gullar ]
[ Poema extraído dos " Cadernos de Literatura Brasileira ",editados pelo Instituto Moreira Salles - São Paulo ]
A poesia contemporânea
A poesia contemporânea é , sobretudo , aquela feita após a terceira fase do modernismo (1945) até os dias de hoje. A poesia é arte e a função da arte é questionar a realidade , fazer refletir e desestabilizar ,ou seja tirar-nos de nossa zona de conforto , diferente do entretenimento que acolhe , conforma , faz esquecer o indesejável da vida e do cotidiano.
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal , ou seja , das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano.
A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo , o torna anônimo , parte insignificante de uma grande massa consumidora. Cabe ao poeta dar ao homem comum a importância de ser único, incomparável e excepcional , oferece um novo olhar para a realidade , prega um novo comportamento desse homem , uma nova relação com o seu tempo , com o materialismo exacerbado e marcante em sua vida. A poesia contemporânea nos possibilita sentir , de forma verdadeira , o mundo e não apenas fazer parte dele como uma peça dentro de uma grande engrenagem .Olhar como , pensar como , ser , um outro que não nós , isso nós dá a sensação de completude e , ao mesmo tempo a percepção de sermos únicos e incomuns no mundo.
A poesia nos liberta das garras e amarras do real racional e permite a transcendência do nosso corpo individual e físico para um corpo espiritual e coletivo, a poesia é , como diz Adélia Prado , uma manifestação religiosa.É , então, um constante exercício de reaprendizagem de novas possibilidades de ver um mesmo mundo.Esteticamente , é quase impossível definir a poesia contemporânea porque ela é eclética , se apresenta de diferentes formas , pois o mundo hoje é assim , múltiplo e fragmentado, o homem moderno é, ao mesmo tempo , inúmeros e também um só em inúmeras partes.Mas dentre as várias vertentes poesias contemporânea é possível estabelecer três principais: ( poesia descritiva,poesia hermética, poesia memorialista).
O que se pode afirmar é que a matéria da poesia contemporânea é o cotidiano , o comum , o ordinário , é a desmistificação dos mitos e a mitificação da experiência pessoal."
[ Debate/ Fabiano Fernandes Garcez,publicado no Recanto das Letras ]
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
A arte de ser avó
" Quarenta anos , quarenta cinco.Você sente , obscuramente , nos seus ossos , que o tempo passou mais depressa do que esperava.Não lhe incomoda envelhecer , é claro. A velhice tem suas alegrias , as sua compensações -todos dizem isso , embora você pessoalmente , ainda não as tenha descoberto- mas acredita.
Todavia , também obscuramente , também sentida nos seus ossos , às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade.
Não de amores nem de paixão; a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências . A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmemente junto com a mocidade.Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança .O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus , para onde foram as suas crianças ? Naqueles adultos cheios de problemas , que hoje são seus filhos , que têm sogro e sogra , cônjuge , emprego , apartamento e prestações , você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas . São homens e
mulheres - não são mais aqueles que você recorda.
E então , um belo dia , sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto , o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha . Sem dores , sem choro, aquela criancinha da sua raça , da qual você morria de saudades , símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha , longe de ser um estranho , é um menino que se lhe é "devolvido" . E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ele , ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância ; ao contrário , causaria escândalo ou decepção , se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se aacumulava, desdenhado, no seu coração.
Sim , tenho a certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice.São amores novos , profundos e felizes , que vêm ocupar aquele lugar vazio , nostálgico , deixando pelos arroubos juvenis..............
Já a avó não tem direitos legais , mas oferece a sedução do romance e do imprevisto.
Mora em outra casa.Traz presentes. Faz coisas não programadas .Leva a passear , " não ralha nunca." Deixa lambuzar de pirulito . Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento , o último recurso dos momentos de opressão , a secreta aliada nas crises de rebeldia.Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura..................
E quando você vai embalar o neto e ele , tonto de sono , abre um olho , lhe reconhece , sorri e diz " Vó ", seu coração estala de felicidade , como pão ao forno.
E o misterioso entendimento que há entre avó e neto , na hora em que a mãe castiga , e ele olha para você, sabendo que , se você não ousa intervir abertamente , pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade.....................................[ Rachel de Queiroz]
Ser avó
É conhecer um amor doce , profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo !
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado .
É povoar a vida de esperança ,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração , eu creio ,
Mas ser avó..........que sonho abençoado !!!!!!!
É viver de ilusão , num enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado !!!!!
[Autor desconhecido]
Eu, gostei do poema acima , realmente é o que sinto sendo vovó.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
O Brasil na virada do século XX-XXI
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo , lá onde a
criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona para cor, mas para o som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta , que é a voz de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio."
[ Manoel de Barros, poeta contemporâneo, em O livro das ignorãças,publicado em 1994, remete à realidade desconhecida , a um desconhecimento prévio dos conceitos , significados , sentidos.Um livro que guarda a origem das coisas.Desconhecer para conhecer.]
domingo, 24 de outubro de 2010
O Belo Contemporâneo
" Pegue seu dia a dia , misture uma dose de conceitos batidos [tempo ,transitoriedade , matéria , memória etc.....) cubra tudo com referências equivocadas sobre história da arte.Pronto resultado contemporâneo caprichado no truque."
" Pegue seu dia a dia, misture uma dose de relações humanas intangíveis(amor, relações familiares ,ambientais , linguísticas e etc......misture três doses de pessimismo em relação ao " destino da humanidade " adicione referências equivocadas da história da arte e alguns conceitos filosóficos epicuristas.Pronto: Vitamina Contemporânea [ dicas Ailton Berberick].
sábado, 23 de outubro de 2010
Arte Contemporânea
" Arte Contemporânea é um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até os dias de hoje.
A arte começa a incorporar ao seu repertório questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.
A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70 , quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
O belo contemporâneo não busca mais o novo , nem o espanto , como as vanguardas da primeira metade deste século:propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura."
Aprecio muito este período da Arte.
Aprecio muito este período da Arte.
Obras /Escultor francês
A Mão de Deus ou A Criação (Paris)
" A arte é a contemplação:
é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma.
É a missão mais sublime do homem , pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo ,e fazer com que os outros o compreendam ." [ Auguste Rodin ]
Arte /Educação
" Arte é um importante trabalho educativo , pois procura , através das tendências individuais , encaminhar a formação do gosto , estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo ,sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.No seu trabalho criador , o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção , a imaginação , a observação , o raciocínio , o controle gestual.
Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção liberta-se da tensão, ajusta-se , organiza pensamentos, sentimentos , sensações e forma hábitos de trabalho.Educa-se."
Sempre valorizando o senso sentir do educando.
Nada como ARTE/ Educação no suporte de aprendizagem, deixando fluir a interiorização.
Deus habita....
O louvor nos une à Deus , eleva o nosso espírito.
Adquire o hábito de LOUVAR........
Eu te louvo Deus por tudo.......tudo....Amém!!!!!
" Quero cantar louvores ao Deus de Amor que me vivifica."
O amanhecer traz o louvor dos pássaros que cantam para glorificar a Deus. A natureza inteira louva o Criador e demonstra os atributos de tudo o que foi criado com perfeição.Os Anjos não se cansam de cantar louvores e de enaltecer as qualidades divinas que podem encontrar expressão em cada coração humano."
domingo, 17 de outubro de 2010
Resultado da oração
" De vez em quando damos à oração um caráter de pegue e pague.
Rezo e tenho o que quero.Ledo engano.Não rezamos para ter coisas ou exigir que Deus nos dê algo. Rezamos para a nossa vida .Precisamos compreender a oração como um momento de encontro com Deus, de entregar-se , fazer-se próximo , falar da vida, das alegrias e dificuldades.Isso nos restaura. Mas quando rezamos apenas porque precisamos pedir, sempre estaremos insatisfeitos com a oração.Sempre vamos achar que Deus não ouve o que pedimos. Rezar é encontrar-se com Deus e não um momento para acerto de contas.
Abandone-se e Deus saberá o que fazer.
O resultado da sua oração não lhe pertence.
["Livrinho:Orações para um Brasil Cristão da ASJ,TV século 21]
sábado, 16 de outubro de 2010
A vida é como jogar......
"A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul , ela voltará azul ;
Se for jogada uma bola colorida, ela voltará colorida,
Se a bola for jogada fraca , ela voltará fraca ;
Se a bola for jogada com força , ela voltará com força.
Por isso nunca" jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la.
A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."
[ A.Einstein]
Albert Einstein
" Albert Einstein, cultivava um humor característico, praticando uma filosofia perspicaz , nas relações sociais.
Deixou -nos como legado muitas frases ditas no dia-a dia , sem pompa nem aclamações , mas que tocam profundamente nossas almas e nossos corações.
Tristes tempos os nossos , em que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Albert Einstein, veio ao mundo para grandes missões.
É notória sua inteligência , mas ele foi um ser privilegiado em vários sentidos , sabendo fazer uso desses privilégios- seus dons naturais -em prol do Bem.Além de preciosa contribuição à Ciência.
" A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos."
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Alegria....
" A alegria não chega apenas no encontro do achado , mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura , fora da beleza e da alegria." [ Paulo Freire]
A alegria e o amor são as duas grandes asas para os grandes feitos." [Goethe ]
" A alegria não está nas coisas :está em nós." [Goethe ]
" A busca de Deus é a busca da alegria.
O encontro com Deus é a própria alegria." [ Santo Agostinho ]
" A alegria de ver e entender é o mais perfeito dom da natureza ." [Albert Einstein ]
" A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época." [ Sócrates ]
A virtude , o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados."[Voltaire]
" Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço ; servi e vi que o serviço era alegria." [ Rabindranath Tagore ]
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
A beleza que se ouve no silêncio....
Uma criança é alegria.
Deus e uma criança tem isso em comum:
ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos.
Deus vê o mundo com olhos de uma criança.
Está sempre à procura de companheiros para brincar."
[ R.Alves ]
Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.
Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá
também." [R.Alves ]
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Ouvir Estrelas
Certo , perdeste o senso !
E eu vos direi , no entanto
Que , para ouví-las ,
muitas vezes desperto
E abro as janelas , pálido de espanto
E conversamos toda a noite ,
enquanto a Via- Láctea , como um pálio aberto,
Cintila .
E , ao vir do sol , saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora : " Tresloucado amigo !
Que conversas com elas ?
Que sentido tem o que dizem ,
quando estão contigo ? "
E eu vos direi:
" Amai para entendê-las !
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e e de entender as estrelas
[ Olavo Bilac ]
Assinar:
Postagens (Atom)