domingo, 22 de maio de 2011

Paz interior

A Lenda do Samurai
" Era uma vez um grande samurai. Mesmo idoso , se dedicava a ensinar a arte aos jovens . Apesar de sua idade corria a lenda de que era capaz de derrotar qualquer adversário . Certa tarde , um guerreiro apareceu por ali , conhecido pela total falta de escrúpulos.Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo, cuspiu em seu rosto, gritou insultos , ofendeu seus ancestrais durante horas tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final do dia , sentindo-se já exausto e humilhado o guerreiro retirou-se . E os alunos , surpresos , perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. Se alguém chega até você com um presente , e você não o aceita , a quem pertence o presente ?
- Perguntou o sábio.
" A quem tentou entregá-lo , respondeu um dos discípulos. O mesmo vale para a inveja , a raiva e os insultos. Quando não são aceitos , continuam pertencendo a quem os carregam consigo.
Moral da História :
" A sua paz interior depende exclusivamente de você ."
" As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir."
http://pensamentoslucena.spaceblog.com.br

2 comentários:

  1. Amiga excelente história com uma moral bem verdadeira. A paz interior depende de nós, embora às vezes seja bem dificil manter a calma.
    Boa semana
    Beijinhos
    MAria

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, realmente as vezes não é fácil manter.Mas lutemos para equilibrar em nosso coração.
    Obrigada!

    ResponderExcluir