quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Árvore generosa

Do original de Shel Silvertein , Adaptado por Fernando Sabino

Era uma vez uma Árvore que amava um Menino .
E todos os dias , o Menino vinha e juntava suas folhas .
E com ela fazia coroas de rei .
E com a Árvore , brincava de rei da floresta .
Subia em seu grosso tronco , balançava-se em seus galhos !
Comia seus frutos .
E quando ficava cansado , o Menino repousava à sua sombra
fresquinha .
O Menino amava a Árvore profundamente .
E a Árvore era feliz !
Mas o tempo passou e o Menino cresceu !
Um dia , o Menino veio e a Árvore disse :
" Menino , venha subir no meu tronco , balançar -se nos meus
galhos , repousar à minha sombra e ser feliz !
" Estou grande demais para brincar ", o Menino
respondeu . " Quero comprar muitas coisas . Você tem algum
dinheiro que possa me oferecer ?"
" Sinto muito ", disse a Árvore , " eu não tenho dinheiro.
Mas leve os frutos , Menino . Vá vendê-los na cidade ,
então terá o dinheiro e você será feliz !
E assim o Menino subiu pelo tronco , colheu os frutos e levou-os
embora .
E a Árvore ficou feliz !
Mas o Menino sumiu por muito tempo ...
E a Árvore ficou tristonha outra vez .
Um dia , o Menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua
alegria , e disse: " Venha , Menino , venha subir no meu tronco ,
balançar -se nos meus galhos e ser feliz."
" Estou muito ocupado pra subir em Árvores ", disse o menino.
"Eu quero uma esposa , eu quero ter filhos , pra isso é preciso que
eu tenha uma casa . Você tem uma casa pra me oferecer ? "
" Eu não tenho casa ", a Árvore disse ." Mas corte meu galhos ,
faça a sua casa e seja feliz ."
O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os
embora pra fazer uma casa .
E a Árvore ficou feliz !
O Menino ficou longe por um longo , longo tempo , e no
dia que voltou , a Árvore ficou alegre , de uma alegria tamanha que
mal podia falar.
" Venha , venha , meu Menino ", sussurrou , "Venha brincar ! "
" Estou velho para brincar " , disse o Menino , " e estou também
muito triste ." " Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem
longe.
Você tem algum barquinho que possa me oferecer ?"
" Corte meu tronco e faça seu barco ", a Árvore disse.
" Viaje pra longe e seja feliz ! "
O Menino cortou o trnco , fez um barco e viajou .
E a Árvore ficou feliz , mas não muito !
Muito tempo depois , o Menino voltou .
" Desculpe , Menino , a Árvore disse , " não tenho mais nada pra te
oferecer. Os frutos já se foram."
" Meu dentes são fracos demais pra frutos " , falou o Menino.
" Já se foram os galhos para você balançar ", a Árvore disse .
" Já não tenho idade pra me balançar " , falou o Menino .
" Não tenho mais tronco pra você subir , "a Árvore disse .
" Estou muito cansado e já não sei subir " , falou o Menino .
Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer ",
suspirou a Árvore . " Mas nada me resta e eu sou apenas um toco
sem graça . Desculpe ..."
Já não quero muita coisa , disse o Menino , " só um lugar sossegado
onde possa descansar.
" Pois bem " , respondeu a Árvore , enchendo -se de alegria ."
" Eu sou apenas um toco , mas um toco é muito útil pra sentar
e descansar ."
" Venha , Menino , depressa , sente-se em mim e descanse ."
Foi o que o Menino fez . E a Árvore ficou feliz !
Amizade é um sentimento que se leva para sempre ...


Um comentário:

  1. adoro essa historia! vim pra uma visita! sucesso! lucinha [www.grupocontoaconto.blogspot.com]

    ResponderExcluir