domingo, 5 de novembro de 2017

Livro - Crer ou Não Crer





" O padre que crê , mas incorpora 
 ao seu universo o humano e suas 
contradições.
Um padre que não se encastela na
 torre hermética da virtude como
ponto de julgamento do mundo .
Um padre que crê , 
mas que , como Jesus , 
contempla a humanidade 
do pecador , do contraditório .
Eis o crer , mas com espaço para o diálogo .



Um historiador ateu , mas sem ter incorporado
 o aspecto catequista da não crença .
Um intelectual público capaz de ver a poesia
 e a beleza das religiões e aberto ao fato de 
que um homem de fé é , em primeiro lugar , 
um homem , tal como um homem sem fé .
Eis não crer , mas com espaço para o diálogo .




É uma conversa franca entre duas pessoas

 no meio do caminho da vida ,como o 

perdido Dante do início de A divina comédia .

Dois homens que atingiram alguns níveis de 

realização pessoal e profissional e que , 

tendo dito já muito a muitas pessoas , 

estão aptos a escutar também .

Dois amigos que pensam diferente ,

 que divergem em pontos estruturais ,

 que não concordam com tudo e que , 

exatamente por isso , valorizam o diálogo ."




" ...Às vezes eu observo a maneira como as pessoas rezam.
      Chego à conclusão de que não há transcendência naquela relação .
Para muitos a oração parece ser uma oportunidade
 de esclarecer a Deus o que Ele 
não é capaz de esclarecer sozinho .
Rezamos como se estivéssemos dando ordens .
Queremos determinar o agir de Deus ,
 como se Ele não soubesse o que precisa ser feito .
É uma inversão de ordem .
Nós somos sábios , conscientes de toda realidade , 
pedindo que Deus faça o que julgamos achar ser
 melhor a ser feito .

Não me adapto a essa religiosidade .

Eu prefiro fazer da minha oração uma oportunidade
 de confiar a Deus , as minhas necessidades .
Há muito tempo preferi assumir está postura .
Sempre que eu me colocava diante de Deus
 como um pedinte , era natural que eu pedisse a Ele 
o que eu mais queria . 
Mas nem sempre o meu querer
 corresponde à minha necessidade .

O meu querer está à flor da pele , ao passo que
 minhas necessidades são mais profundas .

Eu sei o que quero , mas nem sempre sei o que necessito.
Se diante Dele me coloco como um necessitado ,
 sinto - me mais honesto no reconhecimento 
de minha incapacidade de saber o que devo pedir .

E então eu assumo o papel de filho
 que não sabe o que pedir .

Mas Ele sabe o que necessito.
Minha fé não me permite desrespeitar a fronteira .

Ele é Deus .

Quando insisto em dizer a Ele o que deve ser feito ,
 alimento, ainda que inconscientemente ,
uma desproteção .


Preciso dizer , comandar, fiscalizar , recordar , esclarecer.
Deixa de ser fé , passa a ser projeção, pretensão
 de ser deus de Deus ."
[ Padre Fabio de Melo ]


[ Lindo...lindo...amei a colocação, 
no meu amadurecimento gradativo
 já consigo entregar tudo a Deus Pai ]
                 



" A fé em Deus nos redime diariamente 
nos fornecendo instrumentos de superação.
  A fé nos reconcilia com os limites , 
ensinando - nos a confiança em Sua proteção .
Uma proteção que se expressa
 no cuidado que aprendemos a ter."

[ Padre Fabio de Melo ]



       
            Não terminei de ler , mas estou gostando.
        Concentro a leitura onde a minha Fé estimula.
       Vale a pena conferir , realmente é um diálogo entre dois seres humanos,
      que debatem com sutileza um assunto delicado Crer ou Não Crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário