segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Arte Contemporânea Portuguesa / João Dixo





" João Dixo é um pintor assumidamente figurativo e decorativo e é , sem dúvida um dos nomes mais conhecidos do panorama da arte contemporânea portuguesa , tendo pertencido ao grupo " Puzzle", dos anos 70, juntamente com Albuquerque Mendes , Graças Morais , Jaime Silva e Carlos Carreiro , entre outros. João Dixo : " Pinto por amar o que faço."
As minhas exposições são feitas , de uma forma geral , à volta da pintura como razão. Entendo que a pintura deixou de ser um registro , uma informação e passou a ter razões em si própria , exatamente como a música , a dança e por aí a fora.
O tema que envolve o seu trabalho , pelo menos o mais recente , permite que se entenda por exemplo , que pinta por amor."

2 comentários:

  1. Volvidos tantos anos, recordo que tive o privilégio de ser aluno na disciplina de Desenho, do professor e pintor João Dixo. Foi no ano de 1965!, no antigo Liceu Nacional da Póvoa de Varzim (hoje, Escola Secundária Eça de Queirós). Nunca estive ligado às artes, mas, para mim, volvido mais de meio século, foi com uma grande emoção e saudade que vi no jornal Expresso a publicação de uma obra/livro dedicada ao pintor João Dixo "João Dixo -Exposição Cancelada", da autoria de Paula Pinto...

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite !Que gratificante ser aluno de um pintor brilhante !Obrigada pela passada no blog.

    ResponderExcluir