" Da experiência do silêncio do mistério nasceu o canto sacro.
O canto das liturgias cristãs deveria afastar - se de certo tipo de música
para tentar recuperar a grandeza contemplativa do canto
dos monges do Oriente ou do Ocidente .
O canto gregoriano não é contrário ao silêncio .
Ele procede do silêncio e a ele nos leva.
Diria que ele é como que tecido de silêncio .
Que experiência comovente cantar a
Salve Regina com os monges da Grande Cartuxa ,
na penumbra do entardecer, ao final das Vésperas !
A última sílabas morrem uma a uma
em um silêncio filial, abrigando a nossa
confiança na Virgem Maria .
Essa experiência é essencial para compreender a reflexão
de Joseph Ratzinger em seu livro Unchant nouveau pour le Signeur :
O silêncio permite que o inefável se transforme em canção ,e pede auxílio
às vozes do cosmos , para que o não dito torne - se audível.
Isto significa que a música da Igreja ,nascida da palavra e do silêncio percebido nessa
própria palavra , pressupõe uma escuta sempre nova aberta à plenitude dos logos ."
" O silêncio sagrado ,
repleto da presença adorada,nos abre ao
silêncio místico, cheio de intimidade amorosa .
Sob o jugo culpabilizante da razão secular ,
esquecemos que o sagrado e o culto
são as únicas portas de entrada
para a vida espiritual ."
" Ó silêncio Nazaré , ensina - nos o recolhimento ,
a interioridade , a disposição de ouvir ,
as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres;
ensina - nos a necessidade e o valor da preparação ,
do estudo , da meditação ,da vida pessoal e interior ,
da oração em segredo que só Deus vê ."
" Se procurarmos estar com Deus em silêncio ,
compreenderemos sua presença e seu amor ."
[ Reflexão -
Livro maravilhoso
A Força do Silêncio
Contra a Ditadura do Ruído;
Robert Sarah e Nicolas Diat ]
" A maior dificuldade do ser humano é buscar a Deus no silêncio.
A luz silenciosa não é uma palavra humana , mas uma luz humilde e pobre ."
Aleluia !!!
Sintonia perfeita ouvir um canto gregoriano e gradativamente tranquilizando,
no silencio com Deus.
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