terça-feira, 7 de junho de 2011

Reflexão / Paulo Freire

" As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias , e só os sábios conseguem vê-las ."
" Ninguém nasce feito , é experimentando -nos no mundo que nós nos fazemos ."
" Mudar é difícil mas é possível ."
" Ninguém educa ninguém , ninguém educa a si mesmo , os homens se educam entre si , mediatizados pelo mundo."
" As terríveis consequências do pensamento negativo são percebidas muita tarde ."
" Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso , eu amo as pessoas e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo , que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade ."
" Escuta o teu coração , ele conhece todas as coisas ; pois onde ele estiver , é onde está o teu tesouro."
" A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Vendedor de Fósforos / Otto Dix

" O Vendedor de Fósforos " ( 1920, Staatsgalerie , Stuttgart ) de Dix , por exemplo , rejeita o cubismo , o expressionismo e a abstração em favor de um tipo de representação de compreensão mais imediata . Ao abordar o tratamento insensível concedidos a soldados que tinham arriscado suas vidas por sua pátria , essa pintura mostra um soldado mutilado vendendo fósforos em uma rua enquanto é claramente ignorado pelos passantes. Dix sabia que o tratamento oferecidos aos veteranos de guerra dependia de sua classe social. Assim , sua pintura não apenas denunciava a guerra de um modo geral , mas também as tensões sociais específicas que dividiam a Alemanha na época ."
" A produção dessa fase do artista constitui uma espécie de crônica ácida e indignada do ambiente alemão do período , o que vale a sua prisão em 1.939 e a condenação de sua obra como arte degenerada."

A Verdadeira Beleza

"A beleza que tanto buscamos está no nosso interior.
Não há roupa , nem penteado que embeleze a falta de caráter. Vivemos em mundo preocupado com o exterior , onde para tudo tem que haver uma retribuição , até no amor ,
espera-se " recompensa ". Nas brigas de casais , amigos ou familiares , quase sempre ouvimos queixas do tipo :
- Depois de tudo o que eu te fiz !
Verdadeiras cobranças infundadas , cheias de mágoa e ressentimento , frutos das atitudes exteriores que praticamos . Esperamos demais sem oferecer tanto assim.
Alma querida !
Antes que o sol se ponha novamente , aprenda :
- O que vale é o que vai dentro de você !
Faça tudo com serenidade , mantenha-se de bem com você .
Faça o seu melhor , não espere nada dos outros , você mesmo deve olhar para o que fez e sentir -se bem . Ainda que venham críticas , desaforos , mal - agradecimentos , nada disso vai te afetar , porque você sabe que fez o melhor. Vista a alma com bons pensamentos , perfume-a com boas ações . Penteie as emoções com o bem , seja uma pessoa linda no seu interior , e brilhe pelo encanto de refletir na sua face , a própria face de Deus. "
[ Paulo Roberto Gaefke ]

domingo, 29 de maio de 2011

Jean Philippe Arthur Dubuffet






" Dubuffet , foi um francês pintor e escultor. Sua abordagem idealista para a estética adotada chamada " arte baixa " e se desviava os padrões tradicionais de beleza em favor do que ele acreditava ser uma abordagem mais autêntico e humanista para a imagem de decisões. Muitas das obras de Dubuffet são pintadas em tinta a óleo utilizando um impasto por materias como areia , alcatrão e palha , dando ao trabalho uma textura de superfície raramente. Desde 1962 , ele produziu uma série de obras em que ele limitou-se às cores vermelho , preto e azul. No final da década de 1960 ele se voltou cada vez mais à escultura , produzindo obras em poliestireno que ele então pintada com vinil pintura."

sábado, 28 de maio de 2011

A Descoberta Do Mundo


" Se o mundo não fosse humano,
talvez haveria lugar para mim:
eu seria uma mancha difusa de instintos ,
doçuras e ferocidades , uma trêmula irradiação de paz e
luta :
se o mundo não fosse humano
eu me arranjaria sendo um bicho
Por um instante então desprezo o lado humano da vida
e experimento a silenciosa alma da vida animal .
É bom , é verdadeiro ,
ela é a semente do que depois se torna humano. "
[ Clarice Lispector ]

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Miquel Barceló

"Barceló, trabalhou 13 meses na reforma de uma sala que a partir de agora será conhecida como Câmara dos Direitos Humanos e Aliança das Civilizações. Arte de Barceló é "ato de resistência ".Fascinado pelos processos de transformação na terra e no mar , Barceló vê sua arte como um "caos organizado " e como um " ato de resistência ."Com tantos projetos veneráveis , o artista premiado não quer ser reconhecido , no entanto , como um " dinossauro oficial ".Eu não quero passar minha vida fazendo megaprojetos ou imensos faraônicos, afirmou."
" No auge de sua glória artística , o artista espanhol Miquel Barceló hoje comparado a Pablo Picasso e Joan Miró , vai inaugurar um dos mais importantes trabalhos de sua carreira na sede da Onu em Genebra."




Miquel Barceló official web site:www.miquelbarcelo.org

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Não diga......../ Cecília Meireles

" Não digas onde acaba o dia.
Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs .
As palavras do mundo.
Não digas onde começa a Terra ,
Onde termina o céu
Não digas até onde és tu .
Não digas desde onde és Deus .
Não fales palavras vãs .
Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa , completamente silencioso ,
Até a glória de ficar silencioso ,
Sem pensar. "