quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Obras de Amadeo de Sousa -Cardoso











" Amadeo de Sousa - Cardoso (1887 - 1918 ) teve uma trajetória muito semelhante à de Santa - Rita Pintor : estudava Artes em Paris quando estourou a Primeira Guerra ; retornou a Portugal e divulgou as propostas das vanguardas , período em que desempenhou papel fundamental no Modernismo português ."
[José De Nicola ]




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Geração de Orpheu

" O Modernismo em Portugal :
a Geração de Orpheu
" Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa :
' Navegar é preciso ; viver não é preciso .'
Quero para mim o espírito desta frase , transformada a forma para casar com o que sou :
' Viver não é necessário ; o que é necessário é criar."
[ Fernando Pessoa , poeta português , em Palavra de Pórtico .]

Cabeça cubo-futurista, 1912

Os Movimentos de Vanguarda em Portugal

" Santa- Rita Pintor , nome artístico de Guilherme Cau da Costa Santa Rita (1889-1918 ) , estudava em Paris , em 1910 , época em que entrou em contato com
Marinetti e Picasso , inteirando-se das propostas e das técnicas do Futurismo e do Cubismo , como se pode perceber em sua Cabeça cubo - futurista , em que alia a noção de movimento típica dos futuristas à decomposição geométrica dos cubistas . Santa-Rita Pintor foi um dos colaboradores da revista Orpheu , marco inicial do Modernismo português ."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reforma interior....

"O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes .....Sempre é tempo de recolher frutos . Tudo ao mesmo tempo . Sementes de ontem , frutos de hoje, Sementes de hoje , frutos de amanhã !
Por isso , não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam .Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas. Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você , afinal , você merece muito mais que qualquer coisa. Cuidado com os amores passageiros ...eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam....
Cuidado com os invasores do seu corpo .....eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem....
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar .... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena .....
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí ....elas costumam estragar o nosso referencial da verdade .....
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos .......elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho.É nessa cara safada que você tem , que Deus resolveu expressar mais uma vez , o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz .
Não coloque um ponto final nas suas esperanças . Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar , e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado , olhe para frente , e veja o que ainda pode ser feito......
A vida ainda não terminou . E já dizia o poeta " que os sonhos não envelhecem........"
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões .
Deus resolveu reformar o mundo , e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita , quem sou eu pra duvidar....(? )"
Pe.Fábio de Melo
Quem ainda não leu algum livro do Pe.Fábio de Melo, leiam......como enriquece a nossa alma.....
Vale a pena!

Charles Baudelaire



Charles Baudelaire (1821- 1867), um descendente direto do romantismo mal do século, apresenta uma nova direção para uma visão subjetiva do mundo. Segundo Manuel Bandeira, " sua poética se caracteriza pela inteligência crítica do destino humano e do seu próprio destino, pelo sentimento agudo da vida moderna , da vida de Paris de seu tempo."

Em 1857 publica As Flores do mal , o que valeu um processo pelo delito de ultraje à moral pública; condenado , teve de pagar uma multa e retirar seis poemas do livro, considerado imorais.

Baudelaire aceita a sentença e escreveu seis novos poemas " mais belos que os suprimidos " segundo ele.

Frases:

" O poeta é como o príncipe das nuvens.

As suas asas de gigante não o deixam caminhar."


"O estudo do belo é um combate em que o artista grita de pavor antes de ser vencido."

Poema: A Música

A Música p'ra mim tem seduções de oceano!
Quantas vezes procuro navegar,
Sobre um dorso brumoso , a vela a todo o pano,
Minha pálida estrela a demandar!
O peito saliente , os pulmões distendidos
Como o rijo velame d' um navio,
Intento desvendar os reinos escondidos
Sob o manto da noite escuro e frio ;
Sinto vibrar em mim todas as comoções
D' um navio que sulca o vasto mar ;
Chuvas temporais ,ciclones , convulsões
Conseguem a minh' alma acalentar.
-Mas quando reina a paz , quando a bonança impera ,
Que desespero horrível me exaspera !
[ Charles Baudelaire , in " AS Flores do Mal "
Tradução de Delfim Guimarães ]

A Música

" O compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827 ) foi um dos principais concertistas de seu tempo e considerado um dos gênios do Romantismo. Criou muitas inovações na técnica clássica , exprimindo-se com liberdade e vigor , num estilo vibrante e incisivo , e utilizando sequências harmônicas inusitadas , que causaram grande impacto no público. Segundo Arnold Hauser (História social da literatura e da arte ) "o Romantismo é a culminação da evolução que teve o seu início na segunda metade de século XVIII : a música passa agora a ser propriedade exclusiva da classe média. Não só as orquestras passam dos salões de banquete , dos castelos e palácios para as salas de concertos , cheias de membros da classe média , mas também a música de câmara passa a ser acolhida , não nos salões aristocráticos , mas nas salas de recepção burguesas . As massas mais vastas , que professam pelas distrações musicais um interesse crescente , procuram , porém , uma música mais ligeira , mais atraente e popular , menos complicada."
[José DE Nicola]