quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cabeça cubo-futurista, 1912

Os Movimentos de Vanguarda em Portugal

" Santa- Rita Pintor , nome artístico de Guilherme Cau da Costa Santa Rita (1889-1918 ) , estudava em Paris , em 1910 , época em que entrou em contato com
Marinetti e Picasso , inteirando-se das propostas e das técnicas do Futurismo e do Cubismo , como se pode perceber em sua Cabeça cubo - futurista , em que alia a noção de movimento típica dos futuristas à decomposição geométrica dos cubistas . Santa-Rita Pintor foi um dos colaboradores da revista Orpheu , marco inicial do Modernismo português ."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reforma interior....

"O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes .....Sempre é tempo de recolher frutos . Tudo ao mesmo tempo . Sementes de ontem , frutos de hoje, Sementes de hoje , frutos de amanhã !
Por isso , não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam .Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas. Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você , afinal , você merece muito mais que qualquer coisa. Cuidado com os amores passageiros ...eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam....
Cuidado com os invasores do seu corpo .....eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem....
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar .... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena .....
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí ....elas costumam estragar o nosso referencial da verdade .....
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos .......elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho.É nessa cara safada que você tem , que Deus resolveu expressar mais uma vez , o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz .
Não coloque um ponto final nas suas esperanças . Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar , e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado , olhe para frente , e veja o que ainda pode ser feito......
A vida ainda não terminou . E já dizia o poeta " que os sonhos não envelhecem........"
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões .
Deus resolveu reformar o mundo , e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita , quem sou eu pra duvidar....(? )"
Pe.Fábio de Melo
Quem ainda não leu algum livro do Pe.Fábio de Melo, leiam......como enriquece a nossa alma.....
Vale a pena!

Charles Baudelaire



Charles Baudelaire (1821- 1867), um descendente direto do romantismo mal do século, apresenta uma nova direção para uma visão subjetiva do mundo. Segundo Manuel Bandeira, " sua poética se caracteriza pela inteligência crítica do destino humano e do seu próprio destino, pelo sentimento agudo da vida moderna , da vida de Paris de seu tempo."

Em 1857 publica As Flores do mal , o que valeu um processo pelo delito de ultraje à moral pública; condenado , teve de pagar uma multa e retirar seis poemas do livro, considerado imorais.

Baudelaire aceita a sentença e escreveu seis novos poemas " mais belos que os suprimidos " segundo ele.

Frases:

" O poeta é como o príncipe das nuvens.

As suas asas de gigante não o deixam caminhar."


"O estudo do belo é um combate em que o artista grita de pavor antes de ser vencido."

Poema: A Música

A Música p'ra mim tem seduções de oceano!
Quantas vezes procuro navegar,
Sobre um dorso brumoso , a vela a todo o pano,
Minha pálida estrela a demandar!
O peito saliente , os pulmões distendidos
Como o rijo velame d' um navio,
Intento desvendar os reinos escondidos
Sob o manto da noite escuro e frio ;
Sinto vibrar em mim todas as comoções
D' um navio que sulca o vasto mar ;
Chuvas temporais ,ciclones , convulsões
Conseguem a minh' alma acalentar.
-Mas quando reina a paz , quando a bonança impera ,
Que desespero horrível me exaspera !
[ Charles Baudelaire , in " AS Flores do Mal "
Tradução de Delfim Guimarães ]

A Música

" O compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827 ) foi um dos principais concertistas de seu tempo e considerado um dos gênios do Romantismo. Criou muitas inovações na técnica clássica , exprimindo-se com liberdade e vigor , num estilo vibrante e incisivo , e utilizando sequências harmônicas inusitadas , que causaram grande impacto no público. Segundo Arnold Hauser (História social da literatura e da arte ) "o Romantismo é a culminação da evolução que teve o seu início na segunda metade de século XVIII : a música passa agora a ser propriedade exclusiva da classe média. Não só as orquestras passam dos salões de banquete , dos castelos e palácios para as salas de concertos , cheias de membros da classe média , mas também a música de câmara passa a ser acolhida , não nos salões aristocráticos , mas nas salas de recepção burguesas . As massas mais vastas , que professam pelas distrações musicais um interesse crescente , procuram , porém , uma música mais ligeira , mais atraente e popular , menos complicada."
[José DE Nicola]

domingo, 14 de novembro de 2010

O Tempo certo

O Tempo certo
" De uma coisa podemos ter certeza :
de nada adianta querer apressar as coisas .
Tudo vem ao seu tempo , dentro do prazo que lhe foi previsto .
Mas a natureza humana não é muito paciente .
Temos pressa em tudo !
Aí acontecem os atropelos do destino , aquela situação que você mesmo provoca , por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer :
- Mas qual é esse tempo certo ?
Bom , basta observar os sinais .
Geralmente quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano , enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo , um texto lido , uma observação qualquer.
Mas com certeza , o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa , no momento certo , diante da situação ou da pessoa certa !
Basta você acreditar que nada acontece por acaso !
E talvez seja por isso que você esteja lendo essas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta .
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto , e você nem os notou ainda.
Lembre-se que o universo , sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento. "

As 7 verdades do Bambu


" Depois de uma grande tempestade , o menino que estava passando férias na casa do seu avô , o chamou para a varanda e falou :
Vovô corre aqui ! Explica -me como essa figueira , árvore frondosa e imensa , que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou , caiu com o vento e com a chuva ... este bambu é tão fraco continua de pé ?
Filho , o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade.
A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas . Se você tiver a grandeza e a humildade dele ,vai experimentar o triunfo da paz em seu coração .
A primeira verdade que o bambu nos ensina , e a mais importante , é a humildade diante dos problemas , das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade , mas diante daquele , o único ,o princípio da paz , aquele que me chama , que é o Senhor.
A segunda verdade : o bambu cria raízes profundas . É muito difícil arrancar um bambu ,
pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também .Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
Terceira verdade : Você já viu um pé de bambu sozinho ? Apenas quando é novo , mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado ( como no cooperativismo ).
Sabe que vai precisar deles . Eles estão sempre grudados uns nos outros , tanto que de longe parecem como uma árvore . As vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro , cortamos e não conseguimos . Os animais mais frágeis vivem em bandos , para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita , comunidade , o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos ,coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar , é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade é que o bambu é cheio de " nós "( e não de eu ' s). Como ele é oco , sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco .Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam , aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis . Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos . Eles são nossos melhores professores , se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade é que o bambu é oco , vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche , que rouba nosso tempo , que tira nossa paz , não seremos felizes .
Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo .
Por fim , a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro : ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do ALTO. Essa é a sua meta."
Seja como o bambu ........Ele verga mais não quebra........
Livro: Buscai as Coisas do Alto / Pe. Léo
Compensa ler este lindo livro, ajuda- nos no caminho de Deus Pai !!!!!