sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pablo Picasso







" Entre a descrição da realidade e a estética ,
Picasso ficou com a estética."
O espanhol Pablo Picasso é considerado um dos mais importantes artistas de todos os tempos , tendo sido a grande influência entre os movimentos e demais artistas da primeira metade do século XX , extremamente original e versátil.
Foi um dos fundadores do Cubismo , mas sua arte extrapola as fronteiras desse movimento.




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estilo artístico e temática

















Emiliano Di Cavalcanti
" Seu estilo é marcado pela influência do expressionismo , cubismo e dos muralistas mexicanos. Abordou temas tipicamente brasileiros como : o samba, ( cenário brasileiro ) foi também retratado em suas obras praias, temas sociais do Brasil ( festas populares, operários , as favelas , protestos sociais e outros....)
Estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos biótipos femininos.
Usou as cores do Brasil em suas obras , em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes das personagens retratados."




Recomeçar




" Não importa onde você parou ...
em que momento da vida você cansou ...
o que importa é que sempre é possível e necessário " Recomeçar ".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo ...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante ...
acreditar em você de novo ...
Sofreu muito nesse período ? Foi aprendizado .
Chorou muito ? Foi limpeza da alma .
Ficou com raiva das pessoas ? Foi para perdoá -las um dia .
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para " chegar " perto de você .
Recomeçar ...
hoje é um bom dia para começar novos desafios .
Onde você quer chegar ?
Ir alto...sonhe alto...
queira o melhor do melhor ...
pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos ...
Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos ...
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor , o melhor vai se instalar em nossa vida.
" Porque sou do tamanho daquilo que vejo , e não do tamanho da minha altura ."
[ Carlos Drummond de Andrade ]


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A temperatura das cores
















Cores Quentes e Cores Frias
As cores possuem diversas qualidades e " temperaturas " , e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador .
O psicólogo alemão Wundt estabeleceu a divisão fundamental das cores em quentes e frias.
As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo.Sugerem vitalidade , alegria , excitação e movimento .
As cores quentes parecem que avançam e que se aproximam .
As cores frias são calmantes , tranquilizantes , suaves e estáticas , como o gelo e a distância . As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.
A temperatura das cores , designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias e de transmitir sentimentos ao observador .
Quando se divide um disco cromático ao meio com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta , percebemos dois blocos correspondentes ás cores frias e as cores quentes.
Cores Quentes- transmitem um efeito ou sentimento cálido ao observador , dão sensação de
atividade , de alegria, de dinamismo , de confiança e amizade...............
Cores Frias - transmitem ao observador uma sensação de frieza , mas também de tranquilidade , de seriedade , de distanciamento. São as cores que participam do azul com caráter negativo , intimista , e reservado tranquilo e relaxantes.Sugerem frio ,água , luz de lua.............."
Artigo: http://www.amopintar.com/temperatura-da-%20cor-cores-quentes-e-cores-frias




Palma com Palma




" Palma com palma ,
Coração e coração , e gosto de alma
No mais fundo do corpo revelado.
Já a pele não separa , que as palavras
São espelhos rigorosos da verdade
E todas se articulam deste lado.
Linhas mestras da mão abram caminho
Onde possam caber os passos firmes
Da rainha e do rei desta cidade."
[José Saramago ]



Na Ilha por Vezes Habitada

" Na ilha por vezes habitada do que somos,
há noites , manhãs e madrugadas em que não precisamos de morrer.
Então sabemos tudo do que foi e será .
O mundo aparece explicado
definitivamente e entra em nós uma
grande serenidade , e dizem -se
as palavras que a significam.
Levantamos um punhado de terra e apertamo-la nas mãos . Com doçura.
Aí se contém toda a verdade suportável : o contorno , vontade e os limites.
Podemos então dizer que somos livres ,
com a paz e o sorriso de quem se
reconhece e viajou à roda do mundo
infatigável , porque mordeu a alma até aos ossos dela.
Libertemos devagar a terra onde acontecem milagres como a água , a pedra e a raiz.
Cada um de nós é por enquanto a vida.
Isso nos baste."
[ José Saramago ]

José Saramago




" José Saramago (1922) foi o primeiro escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura , em 1998. Durante muito tempo atuou como jornalista , editor e tradutor . Desde 1976 vive exclusivamente de seu trabalho literário . Homem de esquerda, marxista , repensa os fatos históricos de seu país e reflete sobre o mundo contemporâneo ,em que prevalece o modo de produção capitalista , globalizado , homogêneo."

" Cada dia traz sua alegria e sua pena , e também sua lição proveitosa."

" Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que , para a maioria , é só um dia mais."