sábado, 30 de outubro de 2010

Ferreira Gullar




" Durante boa parte da vida achei que o poeta , o artista, tinha de mudar a consciência das pessoas e fazer da sua obra um instrumento dessa mudança.
Hoje acho que , antes de fazer arte com esta ou aquela finalidade , você tem que fazer arte de fato." [ F.Gullar ]


Não - coisa


O que o poeta quer dizer
no discurso não cabe
e se o diz é pra saber
o que ainda não sabe.
Uma fruta uma flor
um odor que relume...
Como dizer o sabor ,
seu clarão seu perfume ?
Como enfim traduzir
na lógica do ouvido
o que na coisa é coisa
e que não tem sentido ?
A linguagem dispõe
de conceitos , de nomes
mas o gosto da fruta
só o sabes se a comes
só o sabes no corpo
o sabor que assimilas
e que na boca é festa
de saliva e papilas
invandindo -te inteiro
tal do mar o marulho
e que a fala submerge
e reduz a um barulho,
um tumulto de vozes
de gozos , de espasmos,
vertiginoso e pleno
como são os orgasmos
No entanto , o poeta
desafia o impossível
e tenta no poema
dizer o indizível:
subverte a sintaxe
implode a fala, ousa
incutir na linguagem
densidade de coisa
sem permitir , porém,
que perca a transparência
já que a coisa é fechada
à humana consciência.
O que o poeta faz
mais do que mencioná-la
é torná-la aparência
pura - e iluminá-la.
Toda coisa tem peso:
uma noite em seu centro.
O poema é uma coisa
que não tem nada dentro ,
a não ser o ressoar
de uma imprecisa voz
que não quer se apagar
- essa voz somos nós. [ Ferreira Gullar ]
[ Poema extraído dos " Cadernos de Literatura Brasileira ",editados pelo Instituto Moreira Salles - São Paulo ]

A poesia contemporânea

"É necessário , antes de tudo , a definição de poesia contemporânea.
A poesia contemporânea é , sobretudo , aquela feita após a terceira fase do modernismo (1945) até os dias de hoje. A poesia é arte e a função da arte é questionar a realidade , fazer refletir e desestabilizar ,ou seja tirar-nos de nossa zona de conforto , diferente do entretenimento que acolhe , conforma , faz esquecer o indesejável da vida e do cotidiano.
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal , ou seja , das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano.
A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo , o torna anônimo , parte insignificante de uma grande massa consumidora. Cabe ao poeta dar ao homem comum a importância de ser único, incomparável e excepcional , oferece um novo olhar para a realidade , prega um novo comportamento desse homem , uma nova relação com o seu tempo , com o materialismo exacerbado e marcante em sua vida. A poesia contemporânea nos possibilita sentir , de forma verdadeira , o mundo e não apenas fazer parte dele como uma peça dentro de uma grande engrenagem .Olhar como , pensar como , ser , um outro que não nós , isso nós dá a sensação de completude e , ao mesmo tempo a percepção de sermos únicos e incomuns no mundo.
A poesia nos liberta das garras e amarras do real racional e permite a transcendência do nosso corpo individual e físico para um corpo espiritual e coletivo, a poesia é , como diz Adélia Prado , uma manifestação religiosa.É , então, um constante exercício de reaprendizagem de novas possibilidades de ver um mesmo mundo.Esteticamente , é quase impossível definir a poesia contemporânea porque ela é eclética , se apresenta de diferentes formas , pois o mundo hoje é assim , múltiplo e fragmentado, o homem moderno é, ao mesmo tempo , inúmeros e também um só em inúmeras partes.Mas dentre as várias vertentes poesias contemporânea é possível estabelecer três principais: ( poesia descritiva,poesia hermética, poesia memorialista).
O que se pode afirmar é que a matéria da poesia contemporânea é o cotidiano , o comum , o ordinário , é a desmistificação dos mitos e a mitificação da experiência pessoal."
[ Debate/ Fabiano Fernandes Garcez,publicado no Recanto das Letras ]

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A arte de ser avó


" Quarenta anos , quarenta cinco.Você sente , obscuramente , nos seus ossos , que o tempo passou mais depressa do que esperava.Não lhe incomoda envelhecer , é claro. A velhice tem suas alegrias , as sua compensações -todos dizem isso , embora você pessoalmente , ainda não as tenha descoberto- mas acredita.
Todavia , também obscuramente , também sentida nos seus ossos , às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade.
Não de amores nem de paixão; a doçura da meia-idade não lhe exige essas efervescências . A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmemente junto com a mocidade.Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança .O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus , para onde foram as suas crianças ? Naqueles adultos cheios de problemas , que hoje são seus filhos , que têm sogro e sogra , cônjuge , emprego , apartamento e prestações , você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas . São homens e
mulheres - não são mais aqueles que você recorda.
E então , um belo dia , sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto , o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha . Sem dores , sem choro, aquela criancinha da sua raça , da qual você morria de saudades , símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha , longe de ser um estranho , é um menino que se lhe é "devolvido" . E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ele , ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância ; ao contrário , causaria escândalo ou decepção , se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se aacumulava, desdenhado, no seu coração.
Sim , tenho a certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice.São amores novos , profundos e felizes , que vêm ocupar aquele lugar vazio , nostálgico , deixando pelos arroubos juvenis..............
Já a avó não tem direitos legais , mas oferece a sedução do romance e do imprevisto.
Mora em outra casa.Traz presentes. Faz coisas não programadas .Leva a passear , " não ralha nunca." Deixa lambuzar de pirulito . Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento , o último recurso dos momentos de opressão , a secreta aliada nas crises de rebeldia.Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura..................
E quando você vai embalar o neto e ele , tonto de sono , abre um olho , lhe reconhece , sorri e diz " Vó ", seu coração estala de felicidade , como pão ao forno.
E o misterioso entendimento que há entre avó e neto , na hora em que a mãe castiga , e ele olha para você, sabendo que , se você não ousa intervir abertamente , pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade.....................................[ Rachel de Queiroz]

Ser avó




" Ser avó é sentir felicidade.
É conhecer um amor doce , profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo !
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado .
É povoar a vida de esperança ,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração , eu creio ,
Mas ser avó..........que sonho abençoado !!!!!!!
É viver de ilusão , num enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado !!!!!
[Autor desconhecido]
Eu, gostei do poema acima , realmente é o que sinto sendo vovó.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Brasil na virada do século XX-XXI

" No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo , lá onde a
criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona para cor, mas para o som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta , que é a voz de fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio."
[ Manoel de Barros, poeta contemporâneo, em O livro das ignorãças,publicado em 1994, remete à realidade desconhecida , a um desconhecimento prévio dos conceitos , significados , sentidos.Um livro que guarda a origem das coisas.Desconhecer para conhecer.]

domingo, 24 de outubro de 2010

O Belo Contemporâneo







" Pegue seu dia a dia , misture uma dose de conceitos batidos [tempo ,transitoriedade , matéria , memória etc.....) cubra tudo com referências equivocadas sobre história da arte.Pronto resultado contemporâneo caprichado no truque."
" Pegue seu dia a dia, misture uma dose de relações humanas intangíveis(amor, relações familiares ,ambientais , linguísticas e etc......misture três doses de pessimismo em relação ao " destino da humanidade " adicione referências equivocadas da história da arte e alguns conceitos filosóficos epicuristas.Pronto: Vitamina Contemporânea [ dicas Ailton Berberick].