terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os Poemas




" Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro , eles alçam vôo como de um alçapão .
Eles não têm pouso nem porto ;
alimentam -se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas , então , essas tuas mãos vazias , no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...........
[ Esconderijos do Tempo / Mário Quintana ]
O livro Esconderijos do Tempo ,do poeta brasileiro Mário Quintana , é considerado um livro de maturidade do autor pois aprofunda as iluminações de Quintana sobre a memória , a velhice , a morte e a própria poesia.


domingo, 26 de setembro de 2010

Arte




29° Bienal de São Paulo
25 de Setembro -12 Dezembro de 2.010
Título dado à exposição ;
"Há Sempre um copo de mar para um homem navegar "
Verso do poeta Jorge de Lima tomado emprestado de sua obra maior , Invenção de Orfeu (1952).
No momento a uma obra polêmica da Bienal de Artes de S.P é alvo pichado , pelo motivo do confinamento dos "urubus".
Eu considero lindo o caminho da Arte , o criar, a liberdade de expressão e as técnicas, mas para expandir com criatividade e "sensibilidade" poderiam inspirar com infinidades de elementos , deixando o reino das aves em paz!!!!!!!
A sensibilidade....a sutileza fazem parte das obras artísticas, que criem.....inventem exponham tudo o que sentem, mas sem massacrarem ( seres vivos )da natureza.
A natureza em si é para ser contemplada no universo.........e não agregada no mundo artístico.






sábado, 25 de setembro de 2010

Borboletas


"Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma
pessoa , o risco de se decepcionar é grande .
As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas ,assim como não estamos aqui , para satisfazer as delas.
Temos que nos bastar .....nos bastar sempre , e quando procuramos estar com alguém , temos que nos conscietizar de que estamos juntos porque gostamos , porque queremos e nos sentimos bem ,nunca por precisar de alguém.
As pessoas não se precisam , elas se completam...não por serem metades , mas por serem inteiras , dispostas a dividir objetivos comuns , alegrias e vida .
Com o tempo , você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa , você precisa em primeiro lugar , não precisar dela .Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama ) e que não quer nada com você , definitivamente , não é o homem ou a mulher de sua vida .
Você aprende a gostar de você , a cuidar de você , e principalmente a gostar de quem gosta de você. O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas , você vai achar não quem você estava procurando , mas quem estava procurando por você !
[Mário Quintana ]

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Primavera.....

Oração da Primavera (Reinaldo Ribeiro )
Nesse dia chamado hoje a primavera me visita uma vez mais ;
Então elevo o meu olhar e me dirijo aos altos céus ;
Fazendo minhas todas as vozes que passeiam nos gratos vendavais ;
E que desfazem as inglórias , lançando por chão os seus véus !
Eu peço flores de bálsamo para abrandar todas as formas de dores ;
Que a brisa do perdão remova a lágrima corroída do passado
persistente ;
A derrota da miséria e da fome nos palcos da dignidade sem atores ;
E o retorno da brutalidade humana à sua originária essência de gente !
Que o Deus da primavera venha sucedê-la com frutos de autêntica paz ;
Que me refaça todas as vezes que a iniquidade me desconstruir ;
Que desvie meu olhar do pão ilusório , dando -me o Maná que satisfaz ;
Que após tantas primaveras ajude-me a entender o sentido do existir !
Que me ensine a ser menor que todos os meus egoísmos ;
E me eleve aos degraus de uma grandeza a me manter pequeno ;
A não perder a gratidão pelo privilégio de serem mantidos meus
suspiros ;
A compreender que ante as dores da cruz todos os meus ais são amenos!
Seja um marco de redescoberta mais essa primavera ;
Porque nasci um certo dia , selado na promessa de um Plano Maior ;
Vida longa ao jardim humano que carinhosamente me acerca ;
Que a fé de Abraão me abrace e more em mim a perseverança de Jó !!
Publicado no Recanto das Letras

Oração da Primavera



Louvado
Seja este tempo de flores,
que todas as cores possam colorir
todas as vidas de todos os seres,
Alegria
para que possamos renascer harmonicamente ,
com saúde e beleza ,
Espalhando amor e paz
para todos os solos-corações germinarem
em sintonia com o planeta terra-água-fogo-ar ,
Louvado e honrado sejam todos os caminhos que conduzam ao paraíso celeste e terrestre,
Que nesta primavera
Possamos florescer
alegres e afetuosos
com o coração liberto de pesos e ilusões,
e assim restaurados pelas mãos do Grande Jardineiro do Universo.(Paulo )
(Publicado no Recanto das Letras)
Que cada dia da primavera o nosso interior se senbilize com as obras do Pai Deus.
A primavera chegou!!!! Vamos fazer uma primavera interior...deixando florecer os sentimentos do amor,paz, perdão, esperança, solidariedade e muitas alegrias.......

A Música....





" A Música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo." (F.Guizot )
"Se a Música é o alimento do amor não parem de tocar.
Dêem-me música em excesso , tanta que , depois de saciar ,mate de náusea o apetite." (William Shakespeare )
" Quis escrever músicas que fizessem as pessoas sentirem -se bem .
Música que ajuda e cura , porque eu acredito que a música é a voz de Deus."(B.Wilson )
"Toda alma é uma música que se toca."(Rubem Alves )
" A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio." (Victor Hugo )
" A vida é como a música .
Deve ser composta de ouvido , com sensibilidade e intuição ,nunca por normas rígidas. ( Samuel Butler )
" Entre as graças que devemos à bondade de Deus , uma das maiores é a música.
A música é tal qual como a recebemos : numa alma pura , qualquer música suscita sentimentos de pureza." ( M.Unamuno )

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Plante uma Árvore



"Deixai- nos amar as árvores
As árvores nos querem bem
Nos seus verdes brotos corre
o sangue eterno de Deus." [ Albert Steffen ]
Salve , o Dia da Árvore!!!!!!!