domingo, 12 de setembro de 2010

Tempo de delicadeza







" Sei que as pessoas estão pulando na jugular uma das outras.
Sei que viver está cada vez mais dificultoso.
Mas talvez por isto mesmo ou talvez devido a esse setembro azulzinho ,a essa primavera que vem aí ,o fato é que o tema da delicadeza começou a se infiltrar , digamos ,delicadamente nesta crônica ,varando os tiroteios, as palavras ásperas e os gestos grosseiros que ocorrem nos cruzamentos da televisão ou do cinema com a própria vida.
Talvez devesse lançar um manifesto pela delicadeza.
Drummond dizia: Sejamos pornográficos docemente pornográficos . Parece que aceitaram exageradamente seu convite , e a coisa acabou em grosseiramente pornográfico. Por isto , é necessário reverter poeticamente a situação e com Vinícius de Moraes ou Rubem Braga dizer em tom de elegia ipanemense.
Meus amigos, meus irmãos sejamos delicados, urgentemente delicados.
Com a delicadeza de São Francisco de Assis, se pudermos.
Com delicadeza rija de Gandhi , se quisermos.......
Está aí: porque somos ferozes precisamos ser delicados.
Os que não puderem ser puramente delicados , o sejam ferozmente delicados.
A delicadeza não é só uma categoria ética. Alguém deveria lançar um manifesto apregoando que a delicadeza é uma categoria estética.
Sei que vão dizer : a burocracia , o trânsito , os salários , a polícia , as injustiças , a corrupção e o governo , não nos deixam ser delicados.
E eu não sei ?
Mas de novo vos digo : sejamos delicado.
E se necessário for , cruelmente delicados."
[Por delicadeza, é claro a primeira crônica do livro escrita em março de 2.007.]
Affonso Romano Sant'Anna




sábado, 11 de setembro de 2010

Estórias de um Regador !



" O regador é só uma mentira de chuva que eu tenho
de contar às flores, todas as manhãs ."[ Rita Apoena ]

O sonho



Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana .
E esperança suficiente para fazê-la feliz .
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas .
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos .
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.
( Clarice Lispector )

Romance de suspense gótico clássico



Terminei de ler o livro " A menina que não sabia ler ", gostei do romance.
Um romance de suspense gótico clássico , com a inventividade de Poe e o clima de Henry James.
A menina que não sabia ler é uma obra contemporânea, o leitor acompanha a história narrada pela própria Florence e , uma vez em sua mente, como separar o que é real do que é invenção?
Caminho de linha imaginária fantástica!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Os poetas ensinam a ver "


William Blake sabia disso e afirmou:
" A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê."
Sei disso por experiência própria.
Quando vejo os ipês floridos , sinto-me como Moisés diante da sarça ardente :
ali está uma epifania do sagrado.
Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para sua vassoura.
Seus olhos não viam a beleza.Só viam o lixo.
Adélia Prado disse:
" Deus de vez em quando me tira a poesia.
Olho para uma pedra e vejo uma pedra."
Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.
Alberto Caeiro o ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido.
Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver.

Reflexão...


"Quem não compreende um olhar tampouco comprenderá uma longa
explicação." (Mário Quintana)

"Se alguém me ofender ,procurarei elevar tão alto a minha alma
para que a ofensa não me chegue." ( Charles Dickens )

" Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)

" As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas
com uma teimosia pacífica ." (Mahatma Gandhi )

" Seja leal para consigo mesmo não altere o seu comportamento apenas para
contentar os outros."(Yogaswami)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Basta o essencial....

" As pessoas não debatem conteúdos....
Apenas os rótulos.....
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos....
Quero a essência.....
Minha alma tem pressa.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que ,
Apesar da idade cronológica,
São imaturas......
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade....
O essencial faz a vida valer a pena.....
E para mim
Basta o essencial !"

Texto: O tempo e as jabuticabas de Rubem Alves